quarta-feira, 28 de junho de 2017

Pico Olimpo, PE do Marumbi, Morretes PR

Pico Olimpo, Parque Estadual do Marumbi, Morretes PR

Salve galera, vamo pra cima de mais um relatinho por aqui, dessa vez iremos falar sobre nosso role no Parque Estadual do Marumbi, mais especificamente na subida do Pico Olimpo.
Raxamos de Londrina, sentido Morretes, o que deu uns 460 kms. Morretes é uma cidade bem tranqüila, muito conhecida pelo seu famoso prato típico, o Barreado!
Chegamos na cidade por volta das 22:00 hrs, paramos em uma ferinha próxima a linha do trem e já mandamos pra dentro um lanchão de barraca que tinha por lá. Pernoitamos na cidade no Hostel Vó Idalina, lugar tranqüilo, bem aconchegante e com um preço bom (R$ 50,00).
Despertamos  logo as 6 da matina pra irmos para o parque armar nosso camping e irmos ao ataque do cume, pois como iríamos apenas passar o fim de semana por lá, acabou sendo um pouco corrido.

Do hostel até a entrada do parque gastamos cerca de 9 km, tudo bem informado, qualquer pessoa na rua vai saber te dizer por onde ir. Até a entrada do parque, tem um trajetinho tranqüilo de estrada de terra podendo ser percorrido por qualquer carro.
Porém após a entrada do parque, só é possível seguir adiante de carro traçado 4x4, ou apé, pois a estrada é bem íngreme (bem mesmo).
Abaixo temos algumas distâncias úteis:

:: Estação Eng. Lange até a Estação Marumbi = 900m
:: Estação Eng. Lange até a "escadinha" - saída da trilha do Itupava = 800m
:: Eng. Lange até o posto do IAP "Prainhas" = 3,2 Km
:: IAP "Prainhas" até o recanto "Santuário Nhundiaquara" (restaurante) = 2,4 Km
:: IAP "Prainhas" até a ponte de ferro, início do asfalto = 4 Km
:: Ponte de ferro até o "centrinho" de Porto de Cima (D. Siroba) = 600m
:: Ponte de ferro até o centro de Morretes (Rodoviária) = 7,6 Km

Por estarmos de carro traçado, seguimos até a estação Engenheiro Lange, lá tem vaga para uns 10 carros, portanto é bom se informar no posto do IAP, a disponibilidade de vagas, pra não perder sua viagem. Também é necessário a reserva para o camping, pois existe lugares para 30 barracas.

Tocamos até o camping, montamos nossas barracas, preparamos a mochila de ataque e partimos as 09:00 da manhã para o Olimpo, optamos em irmos pela via branca, a Frontal.
O inicio do trajeto já nos mostrava o que nos esperaria, desde o começo já é bem íngreme, sendo necessário a escalaminhada, haja perna HEHE.
Nos trajetos mais difíceis, encontram-se cordas, correntes e os famosos grampos, tudo para auxiliar os aventureiros.

Pessoas que sofrem de medo de altura, podem apavorar em alguns paredões que existem os grampos, mas nada que com muito cuidado e precaução, não possa ser vencido. O tempo alternava entre nuvens e janelas de sol, as vezes uma leva garoa nos refrescava em meio a trilha. Pausas para comer, tirar fotos e gravarmos vídeos, eram freqüentes, íamos em um ritmo suave.





Gastamos cerca de 5 horas para chegarmos ao cume, pelo fato de irmos sem pressa, gastamos mais tempo do que havíamos planejado.
Chegado ao cume, um pouco de decepção, muitas nuvens que impossibilitavam nossa visão, não tínhamos visibilidade nenhuma, conversamos com um grupo que estava por lá que nos disse que o tempo estava fechado desde que chegaram e que achavam que não abriria.
Decidimos esperar  e Deus nos presenteou, as nuvens se abriram e fomos agraciados com o espetáculo que é a visão de cima do belíssimo Pico Olimpo, com seus 1539 m.
Ficamos cerca de 1 hora no cume, e nossa intenção era voltarmos pela via noroeste, a vermelha. Mas como pegaríamos trajetos pela noite, optamos por voltarmos pela branca, por já conhecermos o trajeto.

Batemos em retiradas,de volta ao camping, gastando mais ou menos (pois meu relógio havia acabado a bateria hehe)  umas 3  horas na descida! Chegamos ao aconchegante e belo camping, que conta com banheiro limpo, água quente, ponto de apoio para cozinhar e uma excelente estrutara, e o melhor, NA FAIXA HEHE.

É isso ai, para mais informações entre em contato conosco, estaremos felizes em poder ajudar!



Renan Calixto
PassoForte Trekking


Nenhum comentário:

Postar um comentário