Portaria |
Chegando em Lima Duarte,é só pegar sentido Ibitipoca,irá percorrer cerca de 25 Km de estrada de terra,mas bem conservada,sendo possível percorrê-la em qualquer veículo. Lima Duarte fica cerca de 111 km de Juiz de Fora.
Chegamos na pequena vila por volta as 18:00 horas,cansados,procuramos uma pousada para pernoitar para logo cedo irmos conhecer o parque. Percorremos por algumas e encontramos uma que nos agradou MUITO,a Pousada do Fred. Estávamos em dois e pagamos R$ 65,00 por pessoa,em um quarto muito organizado e aconchegante,com chuveiro quente e muito bom,um café da manhã excelente (com direito a pão de queijo,pães doces de todos os tipos,suco de laranja natural,bolinho de chuva e muito mais),wifi e aceitavam cartões.
Centro de Informações |
Contato: 32 – 3281-8167/32- 8476-6870
Saímos à procura de algum lugar para comer,fomos para a rua principal e paramos no Restaurante da Cleusa ,em busca de nos aventurar nessa culinária maravilhosa,que é a mineira,fomos de tutu com pernil de porco e tudo mais,excelente comida e com um preço acessível(achamos que seria mais caro). A vilinha é bem legal,fomos no meio de semana e estava bem tranqüila,pouca gente.
Trilha |
Cruz |
Placas Informativas |
Cantil cheio,bota no pé e disposição de sobra,partimos para a primeira atração do dia,a famosa JANELA DO CÉU.
Gruta da Cruz |
O começo da trilha com subidas sem fim,a pista não é acidentada,bem batida,o que facilita bastante,mas os primeiros kms são praticamente inteiros de subidas! E o sol não perdoava,ehehe,são diversas atrações pelo caminho. Paramos na GRUTA DA CRUZ e na CRUZ,tiramos algumas fotos e partimos em frente. Mais adiante,fica a LOMBADA,que permite contemplar uma belíssima visão!! Uns 900 m pra frente havia 3 grutas, a GRUTA DOS FUGITIVOS,GRUTA DOS TRES ARCOS e a GRUTA DOS MOREIRAS,como só tínhamos 1 dia,optamos por não visitarmos todas as grutas,pois já tínhamos ido em uma,seguimos para a janela. Mais 1,5 Km chegamos,toda a fama daquele lugar não é nem um pouco exagerada,que paz! Que vista! Não sabíamos se admirávamos,se entravamos na água ou se tirávamos foto,é muita beleza em um só lugar! Demos um mergulho na água que estava TRINCANDO,e fomos observar... Tiramos muitas fotos e ficamos um tempo,mas logo tivemos que partir,pois ainda havia muito pra se conhecer no parque! Dalí fomos para a CACHOEIRINHA,outro belo lugar,uma linda queda d’água! Mais algumas fotos e já partimos,optamos por contornar o parque do que voltar á portaria (o que muitas pessoas faziam,por medo de se aventurar),economizamos alguns km com essa escolha hehe.
Janela do Céu |
DISTÂNCIA JANELA DO CÉU PARA O CIRCUITO DAS ÁGUAS : APROX 6,369 KM
Seguimos para o CIRCUITO DAS ÁGUAS,optamos por deixar o PICO DO PIÃO de fora,pois não daria tempo e já tínhamos subido a Pedra da Mina no dia anterior,andamos até chegar na LAGOA DOS ESPELHOS,mais um belo lugar dentre tantos desse parque!! Uma lagoa com água cristalina,mas de uma coloração diferente,meio amarela e marrom (devido a vegetação do lugar),uma pequena cachoeira e uma prainha,um excelente lugar para se banhar e apreciar,e é lógico que demos um mergulho nessa água congelante mais uma vez kkk!!
De lá fomos para o restaurante,já eram quase 14:00 e não tínhamos comido nada além do café,pagamos R$ 6,00 no salgado,muito bom por sinal,frito na hora! E seguimos para as atrações finais.
Cachoeirinha |
Seguimos pela PRAINHA,um belo lugar para banho e descanso,fomos rumo a PONTE DE PEDRA e a LAGOA DAS MIRAGENS,outros maravilhosos lugares,onde renderam belas fotos e fomos para nosso destino final,a CACHOEIRA DOS MACACOS,uma linda queda e um ótimo local para banho nos reservaram em nosso destino final do parque,eu optei por apenas contemplar o local,meu amigo Laercio encarou o ultimo mergulho nas águas geladas!! Voltamos para o estacionamento e terminamos nosso roteiro nesse belo e abençoado lugar.
Lagoa dos Espelhos |
De volta a cidade,aproveitamos para levar lembranças da região,café gourmet,doce de leite e artesanatos locais,foram nossas escolhas!
Relato: Renan Calixto
PassoForte Trekking
Prainha |
Lagoa das Miragens |
Ponte de Pedra |
Cachoeira dos Macacos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário