sábado, 11 de junho de 2016

Cachoeira Santa Barbara - Chapada do Veadeiros

Salve galera!
Hoje vou falar de um rolê que fizemos na Chapada dos Veadeiros, mais precisamente em Cavalcante, na comunidade Kalunga, para conhecer a Cachoeira Santa Bárbara.
A Chapada é um lugar incrível, toda pessoa deveria conhecer este paraíso para os amantes da natureza. Ficamos numa pousada na Vila de São Jorge, na pousada trilha violeta, que por sinal, é muito boa - recomendo.
Tiramos um dia inteiro para conhecer a famosa cachoeira Santa Bárbara; acordamos bem cedo e partimos rumo a Cavalcante - cidade que fica a 120 Km de São Jorge, 90 Km de Alto Paraíso e 300 Km de Brasília. Chegando em Cavalcante, perguntamos qual era o caminho para a comunidade Kalunga, nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil, e após aproximadamente 30 km de estrada de chão batida, chegamos à comunidade Kalunga. Paga-se uma taxa de 10 ou 20 reais para fazer o rolê, além de precisar de um guia - é proibido ir até a Santa Bárbara sem guia - pois é uma forma de mantenimento da comunidade. A nossa guia foi a Rosa, muito gente boa, que nos guiou até lá – algumas partes da estrada precisa atravessar pequenos rios, mas tem um que é bem complicado de passar – algumas pessoas não quiseram ir, nós fomos e o carro atravessou o rio numa boa hehehe. Paramos o carro e seguimos por uma trilha muito linda, passando por vários pequenos rios com água límpida e potável.   Antes de chegar na Santa Bárbara, conhecemos a cachoeira “barbarazinha” – é a irmã mais nova ahahah a qual é muito linda também, ficamos um tempo e seguimos para a principal. Chegando lá, parece mentira que existe uma cachoeira daquele jeito – linda demais – partimos pro TIBUM!! Como muita gente vai conhecer o lugar, a comunidade limitou o tempo em 1 hora, mas a Rosa foi parceira e acabamos ficando bem mais tempo. Depois, conhecemos a cachoeira Capivara, muito bonita também, mas depois que conhece a Santa Bárbara a pessoa fica mal acostumada hahaha. Voltamos e comemos na comunidade uma comida caseira e estupidamente deliciosa.

Relato: Laercio Pires

PassoForte Trekking



Nenhum comentário:

Postar um comentário